DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DEONTOLÓGICOS DO DELEGADO DE POLÍCIA
(Genaura Tormin)
2º - Sê probo! Não te tornes carcereiro de ti próprio! Lembra-te de que serás exemplo a ser seguido e respeitado.
3º - Tua conduta moral será alicerce para coibir a antijuridicidade. Nunca serás punido se agires dentro dos parâmetros da legalidade e da integridade moral.
4º - Saibas ser brando e enérgico. Lembra-te de que teu cargo é de comando. Não exacerbes sem justa causa.
5º - Pensa antes de falar. Cumpre o que disseres. Evita a mediocridade.
6º - Acredita no teu trabalho. Prepara-te para ele. Ama a causa que escolheste. Usa-a em defesa da unidade da família, da paz, da ordem e do
soerguimento da sociedade.
7º - Comanda sem imposição. Combate o erro, mas elogia o certo. Cultiva sobre os teus subordinados superioridade intelectual e moral.
8º - Não te esqueças de que a indulgência faz parte da justiça. Sê firme, decidido, coerente e resoluto em quaisquer circunstâncias.
9º - Sê solidário com a tua classe. Jamais denigras teu colega para auferir vantagem. Cuida da boa reputação da Instituição Policial.
10º - Guia-te pelo bem. Ser Delegado é um misto de autoridade, coerência e competência. Não emitas juízos, nem formes convicções sem respaldo em provas.
Genaura Tormin - é delegada de polícia aposentada, escritora, poetisa e autora do livro Pássaro sem asas. Foi professora de Deontologia Policial e Organização na Academia de Polícia de Goiás de 1983 a 1992. Aposentada por tempo de serviço, ingressou no Judiciário Federal por concurso público em 1994, servindo no Tribunal Regional do Trabalho.
Oi, minha linda,
ResponderExcluirLendo esta Declaração de Princípios Deontológicos
do Delegado de Polícia, cujo teor achei lindo e profundo, imaginei você no exercício de sua profissão e, pelo que já conheço sobre seus princípios de moral e ética, vejo-a perfeitamente enquadrada no caminho que escolheste para trilhar.
Como gostaria de vê-la a exercitar suas funções.
Mulher, mãe, delicada e sagaz, poeta e escritora. O que mais alguém gostaria de ser, além de tudo isso? Deus oportunizou a você vencer muitas barreiras que a própria sociedade impõe, muitas vezes. E aí está a heroína novamente! Genaura, você tem muita, muita luz!
Que o Pai Celeste a guarde em Seu coração e a cubra com Seu manto de amor.
Com um carinhoso beijo em seu coração.
Maria Paraguassu.