PLANTIO

PLANTIO
PLANTIO
(Genaura Tormin)

Deus,
Senhor dos mares e montes,
Das flores e fontes.
Senhor da vida!
Senhor dos meus versos,
Do meu canto.

A Ti agradeço
A força para a jornada,
A emoção da semeadura,
A alegria da colheita.

Ao celeiro,
Recolho os frutos.
Renovo a fé no trabalho justo,
Na divisão do pão,
. E do amor fraterno.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

UMA QUESTÃO DE ENFRENTAMENTO


UMA QUESTÃO DE ENFRENTAMENTO
(Genaura Tormin)

O pensamento move a vida. Somos o que pensamos. Pense nisso! Se pensarmos em medo, em doenças, em problemas, tudo se instala, causando verdadeiras tormentas. Costumo dizer que as dificuldades só se tornam problemas quando as registramos como tais. Isso é decisão pessoal de cada um. É a maneira de ver as coisas. Observem a diferença:

Dois pobres encarcerados
das mesmas penas culpados
jaziam na mesma cela.
À claridade da lua
chegam ambos à janela
Um vê a luz das estrelas
O outro a lama das ruas.

Se a gente não pensar que é feliz, valorizando o que se tem de bom, como poderemos sê-lo? Trabalhe a seu favor. A felicidade não vem sem esforço. Jogue fora tudo que lhe atormenta, causa-lhe mal estar. Dê uma faxina em sua casa, doando o que não mais está usando. Com certeza, esses pertences estão faltando na casa de outras pessoas, que os espera com ansiedade. Estampe um sorriso no rosto, mude seu penteado, mude o jeito de trajar... Encante-se com você mesmo!!! Essa é a ordem. É o que posso falar com a experiência que tenho, ostentando um corpo diferente. O que seria, se me auto vitimasse?

Pergunte-se sempre se o motivo pelo qual você tem-se irritado, omitido um sorriso, um elogio, vale a pena. Exercite a paciência! Lembre-se de que Kant dizia que ela é amarga, mas seus frutos são doces. Aprenda a perdoar. Quando há entendimento, a mágoa desaparece e não há necessidade de perdão. Ele vem sorrateiro, sem que percebamos. Tudo se reveste de paz, pois o bem é Deus dentro da gente. Evite ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano. Evite ser desse tipo de pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!, bem feito! Evite ser o professor sarcástico, pronto a escarnecer, sem nada fazer.

Ajude, pois benfeitor é o que ajuda e passa. Amigo é o que ajuda em silêncio. Vencedor é o que consegue vencer a si mesmo.
Felicidade é tudo o que está à sua volta. Não jogue a sua felicidade fora. Pelo contrário, adube-a com a sua educação, o seu sorriso, com a sua maneira de olhar, de conversar, de dar um bom dia agradável... Tudo melhora quando nos melhoramos por dentro. Os conflitos estão dentro de nós mesmos, e a mudança é uma decisão, uma sentença. Caso contrário, seremos prisioneiros dos nossos próprios pensamentos desequilibrados.

Seja otimista! Pesquisadores da Clínica Mayo, em Rochester (EUA), confirmaram cientificamente que as pessoas otimistas vivem mais. Segundo os cientistas, a diferença entre otimistas e pessimistas pode chegar a 12 anos de vida.

Tem uma frase que eu repito desde os tempos do Colégio de Freiras: “Quando os nossos pensamentos são leais, Deus nos auxilia”. As portas se abrem e tudo acontece para bem. O amor flui envolvendo a tudo e a todos, formando uma aura de paz ao nosso redor. Quando nos reconciliamos com tudo e com todos, nada temos a temer, pois nada nos fará mal. O amor é uma vacina que nos imunizará contra os males da vida.

O que acontece é que vivemos mais para os outros do que para nós mesmos.
Preocupamo-nos demais com o que os outros possam pensar a nosso respeito. A mídia dita as normas. Somos manipulados pela TV. Precisamos sim, viver uma vida segundo os nossos próprios pensamentos, valorizando mais o SER que somos, pois quando partirmos daqui, os bens ficarão.

Temos medo de mudanças...
Faça a diferença! Tente mudar! Asas existem para voar, e voar alto, voar longe... Veja se as suas não estão se atrofiando. O infinito é o limite na escalada para o bem a si e aos outros.
Plane nesse azul, nessa imensidão construída por Deus.

Para tudo há uma solução que está intrínseca dentro de nós mesmos. O medo, a insegurança, o pavor de perder são inimigos diários que devemos enfrentar com uma só ação: CORAGEM!

2 comentários:

  1. Muito bom. Claro, didático e próprio, quando, na atualidade, muitos se amofinam agasalhados por incomprrensíveis depressões. Bjs. Permito-me repassar, resquardando seus créditos.

    ResponderExcluir
  2. Genaura,boa noite
    Tudo que eu precisava hoje era encontrar seu blog.Maravilhoso,otimista,alegre,e tudo muito bem colocado.Até o que era para entristecer me fez ver que a vida vale mesmo a pena ser vivida e as lutas são os caminhos que escolhemos de uma forma ou de outra para vencermos as provas que nos propusemos um dia na grande e eterna jornada dessa vida que na verdade é imortal.
    Voltarei mais vezes.
    Abraços
    Teca

    ResponderExcluir

O seu comentário significa carinho e aprovação. Fico cativada e agradeço. Volte sempre! Genaura Tormin


LEVE, LIVRE & SOLTA!


Sejam bem vindos!
Vocês alegram a minh'alma e meu coração.

Powered By Blogger

Era uma luz no fim do túnel e eu não podia perder.
Era a oportunidade que me batia à porta.
Seria uma Delegada de Polícia, mesmo paraplégica!
Registrei a idéia e parti para o confronto.
Talvez o mais ousado de toda a minha vida.
Era tudo ou NADA!
(Genaura Tormin)



"Sou como a Rocha nua e crua, onde o navio bate e recua na amplidão do espaço a ermo.
Posso cair. Caio!
Mas caio de pé por cima dos meus escombros".
Embora não haja a força motora para manter-me fisicamente ereta, alicerço-me nas asas da CORAGEM, do OTIMISMO e da FÉ.

(Genaura Tormin)