PLANTIO

PLANTIO
PLANTIO
(Genaura Tormin)

Deus,
Senhor dos mares e montes,
Das flores e fontes.
Senhor da vida!
Senhor dos meus versos,
Do meu canto.

A Ti agradeço
A força para a jornada,
A emoção da semeadura,
A alegria da colheita.

Ao celeiro,
Recolho os frutos.
Renovo a fé no trabalho justo,
Na divisão do pão,
. E do amor fraterno.
Mostrando postagens com marcador Homenagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Homenagem. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de agosto de 2013

MEU PAI, MEU PORTO SEGURO




MEU PAI, MEU PORTO SEGURO
(Genaura Tormin)

Meu pai!
Mais um Dia dos Pais, sem você!
Quanta saudade eu sinto!
Quantos anos se passaram! 
Aqui estou eu, remoendo lembranças!
Carpindo saudades!
Volto ao tempo em que éramos uma oficina, 
um reduto de aprendizado e amor!
Éramos tão felizes em nossas dificuldades 
e não sabíamos!

Meu pai!
Você partiu primeiro para a outra dimensão da vida! 
Não se despediu nem recado deixou. 
Foi habitar outros mundos, singrar outros mares, 
conhecer outras paragens 
sem o peso de sua farda de carne.
Sei que nos reencontraremos uma dia!
Mas continuo pensando 
que os pais não deviam partir! 

Até hoje ainda não sei caminhar sozinha! 
Não me acostumei a ser gente grande. 
Preciso de ajuda, 
de alguém forte que me salve 
dos fantasmas que me agridem. 
E você não está aqui!
Mas posso senti-lo perto de mim! 
Embora não o veja em suas formas físicas, 
no meu coração, você continua vivo, 
feliz e contente esperando a gente. 
Até mais bonito! 

Relembro das nossas renhidas batalhas 
no enfrentamento da vida! 
Quantas dificuldades nos fizeram melhores! 
Você legou essa coragem, esse determinismo 
que fizeram de mim o que sou.
Continuo recruta assídua das agruras 
e posto-me sempre 
à frente da trincheira! Soldado, sou!  
Não me curvarei jamais à inércia, 
ao desalento, à desídia! 

O meu jugo oprime
 e o cansaço já me bate à porta da alma, 
ofuscando-me os caminhos. 
Trôpegos os passos e estropiados os pés!
O comboio parte sempre lotado e 
logo haverá um lugar para mim.  
Devagar vamos nos reunindo outra vez!

Somos seres espirituais e aqui estamos  
para crescer, aprender e voltar pra Casa 
com a bagagem aqui coletada. 
Oferto-lhe, neste dia, 
o meu preito de gratidão e o carinho 
sempre presente neste meu coração!
Parabéns, meu pai! 
Quanta saudade! 
Quanta falta você me faz!
Meu PORTO SEGURO, meu pai!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DOCE PRESENÇA DE MINHA MÃE



DOCE PRESENÇA DE MINHA MÃE
(Genaura Tormin)

Mortiça luz, 
Ao morrer o dia.
Negras nuvens 
Envolvem a terra.
A solidão se faz e
O ambiente é fúnebre.
A alma dolente 
Se esvai em prantos.
Tudo se perde 
Na confusão dos mundos.

Fecho a cortina,
Volto ao casulo.
Ouço passos... 
Um vulto de mulher 
Ganha formas,
Ocupa o espaço
À minha frente.

Tento falar e não consigo!
Escapa-me a emoção,
E eu me perco na imensidão azul
Dos seus olhos marejados.

Por um instante,
Num mudo diálogo
Senti a doce presença 
De minha MÃE ao meu lado.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

COMO É BOM RECORDAR E SENTIR SAUDADES




MARIA JOSÉ TAUIL - A MÃE DO PLANETA
(Genaura Tormin)

Em nome dos pares dessa Confraria, tenho a honra de homenagear todas as mães/poetas na pessoa da colega MARIA JOSÉ TAUIL, digníssima mulher, mestra, mãe, avó e escritora renomada, nosso anjo guardião nessa Casa de Letras.

Hoje, Dia das Mães, quero ressaltar o GRANDE CORAÇÃO, a garra, o esforço, a ousadia e, acima de tudo, a competência dessa mulher-guerreira, que sabe fazer a diferença!

Sua trajetória deve ser um manancial de sacrifícios, esforços, lutas, obstinações para a conquista de tantos feitos, deixando à margem o seu legado de solidariedade na senda do bem, do amor e do poema, cujo plantio floresce e rende frutos, melhorando o porvir. 

O evangelho, que chega cedinho todos os dias na janela de cada colega/escritor, é a sua marca registrada. Um semear carinhoso, uma doação de amor.

Essa condição, sem mais palavras, a diferencia, deixa à amostra a sua fibra, o compromisso consigo mesma e o desejo de abrir caminhos para a humanidade. 

Um colo disponível, que representa com galhardia a MÃE de todos nós do PLANETALITERATURA.

Parabéns pelo seu dia, pelo nosso dia!


Genaura Tormin. É muito importante saber sorrir! O sorriso é o exercício da afetividade: abre caminhos, cria laços, enfeita a alma e o coração. O sorriso traduz paz, ternura, perdão...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALDEBARAN - O LIVRO DE PATRÍCIA NEME



ALDEBARAN - O LIVRO DE PATRÍCIA NEME 


Patrícia querida,

Acabei de ler o livro – ALDEBARAN, de sua lavra. Gostei muito.
Embora eu não tenha a sua erudição, a evolução espiritual que lhe é nata, identifiquei-me muito com você nas lutas da infância, principalmente.
Ambas sofremos a separação de pais, fomos internas em colégio de freiras, tivemos os mesmos conflitos na adolescência, enfrentamos o front das dificuldades com unhas e dentes, sempre à procura de lenitivos para encontrar a nós mesmas, identificar a nossa essência.

Somos contemporâneas dos fatos sociais e políticos do País.
Estive com você em todos os momentos, fiz-me parceira a cada página e, por vezes, partilhamos o colo, o afeto, as tristezas e as conquistas.
Tomei-a por mestra, guru e amiga. Com você aprendi muitas coisas que me passaram despercebidas nesta existência. Neófita sou diante do espírito que me anima a vida.

Pena que o tempo, com sua celeridade, já nos diga que é hora de descansar, abrandar os ânimos, antes tão abrasados. O tempo arrojado das grandes empreitadas caminha para o fim, arquejando a vulnerabilidade do envólucro físico e das dores do existir.

Tudo tem o seu tempo: semear, colher e se regalar. Gosto de dizer: crescer, evoluir para depois partir.
Do seu relato sofrido, dolorido, edificante, informador e excessivamente belo, com metáforas certas e escorreita linguagem, fica bem calcado o ser-energia que somos, alicerçado na espiritualidade de ancestralidades, cujos compromissos estamos a resgatar. Abre-se uma outra dimensão, da qual temos pouco conhecimento, ainda. Somos seres espirituais em excursão por aqui. A Lei da Reencarnação é uma verdade!

No início, algumas dúvidas, dirimidas ao longo do texto, como a falta da sua mãe... A luta omissa e a pouca referência sobre ela, embora mais tarde você fale de sua partida e da saudade que ainda passeia pelos degraus do tempo de sua vida.

O leitor é um invasor e prima pela curiosidade. Após a edição de um livro, somos públicos e, agora, é ele quem nos ajuda a reescrevê-lo, a cada edição, com seus muitos questionamentos. Há curiosidade sobre a personagem, sempre denominada por “ela”, que depois, vim a deduzir ser um espírito cruel, mas necessário para fazê-la forte, resistente a qualquer embate, portanto passível do seu perdão e do agradecimento. Foi ele o seu personal trainer, ainda nos verdes anos. A ferramenta se molda ao fogo rubro. A bigorna é o buril. E o trabalho resta perfeito. Tudo tem a sua razão. Numa retrospectiva, vejo que tudo valeu a pena e era necessário.

Com você, adentrei às diversidades do espírito que nos anima e percebi que o cuidado é necessário, tanto aqui, quanto na erraticidade. Precisamos de suportes, embora tenhamos os guardiões que nos amparam desde a concepção.

ALDEBARAN é um livro maravilhoso, corajoso, em que a autora se desnuda nas suas incansáveis buscas pelo Cosmos e pelos embates tão sofridos do viver num corpo físico. Os amores que vieram e se foram, plantando-lhe sementes de vidas para acalentar-lhe os dias, cumprindo o maravilhoso mistério da maternidade. Tudo é perfeito nessa vida! Não há fardo pesado para ombros fracos. Tudo significa lições, crescimentos.

Um relato romanceado, com abordagens eruditas, sinceras, descritas por uma mulher consciente, com formação superior na área de engenharia, com vivência na Alemanha e outros países desse mundo de Meu Deus. Uma poliglota/poeta, cujos poemas transcendem os liames de uma aguçada sensibilidade holística.

O coração esgueira-se sempre altaneiro, mensurando-lhe a imensidade do ser-andejo, sedento por dias melhores, ciente de muitos porquês de outras existências por aqui, em tempos pretéritos e que agora se afloram pela exacerbada lembrança que a fazem diferente, acrescida... Um dom, uma missão?

O amor incondicional pela criação de tudo que há no Universo, fez-me cativa. É o amor transcendental que o Cristo nos ensinou e se atrela do reino mineral ao animal, incluindo o homem criado à sua imagem e semelhança.
Realmente, um excelente relato, eivado de grandeza, sabedoria, verdades inconfessáveis e uma enorme busca pelo Eterno, cujas respostas encaixam-se nas máximas tão presentes de que somos caminheiros de outros caminhos, de outras galáxias, em passeios por aqui.

Na verdade Adonai é o seu Senhor, o seu Mestre. E eu sei que a orientou para esse trabalho, sob a forte luz de Aldebaran que se ostenta na Constelação de Taurus, ao lado do Cruzeiro do Sul, visível nas noites estreladas.
Muito bom, o livro! Curvo-me com respeito e agradeço enternecida pelo presente.

Oxalá, muitos o leiam e, como eu, sintam-se com o caminhos alargados e o espírito fortalecido.

Parabéns!

Genaura Tormin

terça-feira, 1 de maio de 2012

O TRABALHO TUTELADO PELO DIREITO


O TRABALHO TUTELADO PELO DIREITO
(Genaura Tormin)

Somos uma Nação organizada, tutelada! Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido, diz a nossa Lei Maior.
Como princípios fundamentais encontram-se a cidadania, a dignidade da pessoa, os valores sociais do trabalho, entre outros.

E o trabalho remonta aos tempos do homo sapiens, das cavernas, por estar ligado à sobrevivência. Trabalho significa dignidade. É a possibilidade de o ser humano conseguir o sustento da família, sem ajudas vexatórias. Daí a frase que costumo repetir: Não se deve dar ao homem o que ele pode conseguir com o fruto do seu trabalho sob pena de roubar-lhe a dignidade.

Com o passar dos séculos e com a evolução dos povos, naturalmente, necessário se fez a normatização das condutas, consuetudinária ou não, para garantir direitos às relações entre os indivíduos.

E no século passado, mais precisamente, nos idos de 1934 a 1937, no nosso torrão brasileiro, sob o domínio de um Presidente altruísta e determinado, o gaúcho Getúlio Vargas, homem de grande visão política das condições existenciais daquela época, nascia as Comissões Mistas de Conciliação e Julgamento, embrião que veio a se transformar na JUSTIÇA DO TRABALHO, braço do Poder Judiciário, vislumbrada na Constituição do Brasil, ainda getulina, de 1946.

Conhecedora da sua eficácia, por integrar-lhe os quadros há alguns anos e por me preocupar com o lado sociológico do nosso povo, posso afirmar sem medo de errar, que se trata da justiça mais acessível, mais célere e a mais democrática deste país! Uma Justiça que se aperfeiçoa a cada dia, para bem cumprir o seu desiderato.


É uma conquista e uma necessidade para resguardar as relações sociais, também advindas do crescimento da tecnologia, principalmente da informática, industrialização, globalização, cujas lides processuais sobrecarregam o Judiciário.

Trata-se de uma Justiça Especializada, como a de vários outros países do mundo, como a da Alemanha que se parece muito com a nossa, a da Inglaterra, a da Suécia, a da França, a da Bélgica e outras mais.

E hoje é o DIA 1º DE MAIO, dia mundial do trabalho! É com o trabalho que se erradica a pobreza, a marginalização, reduzindo as desigualdades sociais, garantindo-se o Estado Democrático de Direito.

É de bom alvitre lembrar que já somos a sexta maior economia do mundo, graças ao trabalho daqueles que com o suor do rosto e com as mãos laboriosas elevaram o país  a esse patamar.

Rendo homenagens a todos nós, trabalhadores do meu Brasil, "terra abençoada por Deus e bonita por natureza".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ADVOGADO


ADVOGADO
(Genaura Tormin)

Um homem forte!
Operador do direito,
Quase um sacerdote!
Lutar é o teu dever!

Qual soldado
À frente da trincheira,
Enfrentas para vencer!

Legalidade e liberdade
São os alicerces
De tua vocação.

Defensor da justiça,
E dos direitos do cidadão,
És mesmo um guardião!
_____________________
Hoje é o dia do Advogado!
A ele o meu reconhecimento e a fé
no seu compromisso com a Justiça.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

HOMENAGEANDO UMA AMIGA




HOMENAGEM A DRA. ZOÉLIA
(Genaura Tormin)


Sorriso terno,
Olhar tranqüilo,
Inteligência e muita simpatia.

Sua alma transcende o infinito
E a simplicidade encanta
A todos que a conhecem.

Vocês sabem de quem estou falando?

Sim, é de você, Dra. Zoélia!

E que bom homenagear
Uma amiga tão querida,
Uma semeadora do bem
Nessa Seara da vida.

Hoje é o seu aniversario,
Não podíamos esquecer,
Por isso estamos aqui
Para uma vez mais lhe dizer:
Gostamos muito de você!,

Sabe por quê?
Você têm sempre tempo para exercitar a bondade,
para sorrir, repartir ternura,
compartilhar vivências e dar espaço às emoções,
às saudades...

Você é uma pregoeira do bem,
perseguidora de sonhos,
cultivadora de flores,
admiradora de paisagens,
de entardeceres...
Uma incentivadora,
um exemplo a ser seguido.
Por tudo isso,
nós gostamos muito de você!

Fazer aniversário é sempre um momento especial de renovação.

Deus, na sua infinita sabedoria deu à natureza a capacidade de se enflorar a cada primavera, ornando os caminhos, embelezando a vida.

Também a nós, deu a possibilidade de recomeçar a cada ano, fazendo novos plantios para a colheita de novas primaveras, novos crescimentos rumo à perfeição.

Deu-nos, assim, a oportunidade de ver mais arco-íris, luares, espreitar estrelas, correr atrás das fantasias, construindo felicidade.

Fazer aniversário é ter a possibilidade de fazer novos amigos.

E um amigo é um aliado contra os perigos,
Um ombro disponível,
Uma luz na escuridão...

Divide as experiências,
as conquistas, as dores,
as culpas e os segredos.
Não perdoa nada,
mas desculpa tudo.

Um amigo cobra,
xinga, adverte e critica.
Mas empresta o colo,
a palavra, o sorriso,
a cumplicidade e o incentivo.

Está sempre junto na dor,
presente na alegria.
É causídico ferrenho na defesa,
embora a bronca venha depois.

Um verdadeiro amigo
não segura apenas a mão.
Enfrenta a solidão, o caos,
a depressão, o copo vazio e a paixão.

Vibra com o sucesso, e ampara nos fracassos,
indicando saídas, construindo caminhos.

"... amigos são testemunhas vivas de nossas vidas". Fazem parte de nossa história, e nunca se ausentam de nossas saudades. A cada lembrança nos vem a fotografia singela daquele amigo, em momento distinto, de um lugar do passado.

Amigos são muito mais do que momentos, são alianças que fazemos para a eternidade. Amigo é anjo, é luz, acalanto para o coração, estrela-guia quando nos perdemos no caminho.

Tudo isso, para dizer que você é uma amiga muito querida e tem lugar cativo em nossos corações.

Parodiando Cora Coralina, repito: “Você, Zoélia, é aquela mulher que faz a escalada da vida removendo pedras e plantando flores”. Seus ombros podem carregar o mundo. Realmente, você é aquela mulher que faz a vida valer a pena.

Fomos criados para escrever a nossa história, conquistar sucessos, aprender e ensinar novas lições...
Implanta-se assim a coragem para suportar dores, gargalhar a vida, plantar amores, colher flores e agradecer. Surgem novos motivos para sorrir, novas oportunidades para servir...

Fazer aniversário é poetar novos versos, sonhar outros sonhos, acreditar na vida, renascer para novos desafios que nos fazem crescer. E você sabe disso muito bem.

É uma mulher que, por méritos próprios, dignifica a nossa classe, abrindo caminhos para esse segmento social, que embora forme metade do eleitorado e da mão de obra brasileira, ainda é muito preterido neste País.

A postura íntegra, ilibada, franca e decidida, além da bagagem jurídica, vivencial e humana, fazem de você um ser humano especial, completo. Uma mulher guerreira!

O seu exemplo é transformador de vidas,
Farol na escuridão,
Alento nas agonias.

Aliás, a sua história de vida é uma cartilha de ensinamentos, um espelho que reflete pertinácia, bravura e coragem.

Embora as muitas dificuldades, próprias para forjar pessoas de caráter, não quis ser apenas casulo. Optou por ser borboleta. E alçou vôos conquistando o infinito. Enfrentou os bancos da universidade, graduando-se em ciências jurídicas.

O marido partiu precocemente para a outra dimensão da vida e, embora num corpo etéreo, com certeza, aqui está, encantado e agradecido, para lhe cumprimentar.

Após essa inesperada separação, você entendeu que estava só à frente da trincheira. Reforçou a fé e a crença em si mesma, e por concurso, ingressou no Ministério Público, tornando-se uma guardiã da Lei. Hoje, promotora corregedora, um grande incentivo para nós, mulheres, tão carentes de referências.

Precisava lutar! Ficara-lhe por legado: 3 lindas garotas que, por suas mãos de mestre, tornaram-se pessoas extraordinárias no meio social e jurídico, dotadas de elevados valores intelectuais e humanísticos, que já conquistam louros no palco da vida, fazendo-a ainda mais feliz, pois o sucesso dos filhos significa muito mais felicidade para os pais.

Preocupada com a inclusão social, com a sensibilidade do homem, enquanto caminheiro desta estrada, sabe perscrutar-lhe a alma, vendo-o além da sua farda de carne, pois o essencial é invisível aos olhos, é preciso buscar com o coração _ disse Saint Exuperi.

Uma amiga que, pelo espírito evoluído, sabe ouvir o inaudível, os sentimentos mudos, os versos silenciosos... Para ajudar, faz-se presente na hora certa, no momento exato. Com certeza, deixará para a posteridade o seu marco benfazejo, capaz de ajudar vidas.

E assim, querida amiga,

Num só pensamento, numa só voz, unimos os nossos corações e pedimos a Deus que a ilumine e abençoe, não só hoje, nesta data genetlíaca, mas durante todos os dias de sua vida, conservando-a entre nós, pois para você queremos sempre ser paz, ser alegria, ser amor...

Você é uma amiga leal, simples e justa.
Na sua vida, Deus está sempre presente,
cobrindo-a de bênçãos,
fazendo-a muito contente.

Parabéns, querida!


Homenagem a Dra. ZOÉLIA , pelo seu aniversário,
feita por Genaura Tormin no Castro’s Hotel, em Goiânia,

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AMIGO DIVIDE TUDO


AMIGO DIVIDE TUDO
(Genaura Tormin)

Somos amigos ou não somos?

Pois é:
Um amigo divide o lanche,
a piada, as risadas, as fofocas...
Divide as experiências,
as conquistas, as dores,
as culpas e os segredos.

E agora estou dividindo com vocês um livro que recebi. Chama-se CONCURSO PÚBLICO E CONSTITUIÇÃO.

Na contracapa, a informação:
“Esta obra objetiva analisar o regime constitucional dos concursos públicos. Por meio de estudos profundos, tendo como pano de fundo o processo evolutivo do direito administrativo e o exame da jurisprudência recente, os autores estudam a aplicação das regras e princípios constantes da Constituição da República de 1988 aos concursos realizados pela Administração Pública. Trata-se
de estudo pioneiro, indispensável à compreensão dos processos seletivos públicos em seus diversos aspectos, como a obrigatoriedade da realização de concurso, configuração das provas, cautelas da Administração, direitos dos candidatos e regime jurídico dos cargos públicos, dentre outros. Por tais razões, afigura-se como obra de estrema relevância para todos aqueles que, ao se disporem a estudar o Direito Administrativo ou a Administração Pública, necessariamente terão contato com o instituto do concurso público”.

A surpresa foi o carinho estampado numa dedicatória linda, e, ainda, no bojo do livro encontrar um valoroso estudo sobre CONCURSO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, encabeçado por uma poesia de minha lavra.

Agradeço muitíssimo ao autor, Dr. Fabrício Motta, mestre em Direito Administrativo,
Coordenador do Curso de Pós-Graduação e Procurador do Ministério Público.

Reconheço o excelente e necessário conteúdo dessa obra jurídica, e divido a honra que me foi conferida com vocês, pois somos poetas, não somos?

Beijo grande da
Genaura Tormin

LEVE, LIVRE & SOLTA!


Sejam bem vindos!
Vocês alegram a minh'alma e meu coração.

Era uma luz no fim do túnel e eu não podia perder.
Era a oportunidade que me batia à porta.
Seria uma Delegada de Polícia, mesmo paraplégica!
Registrei a idéia e parti para o confronto.
Talvez o mais ousado de toda a minha vida.
Era tudo ou NADA!
(Genaura Tormin)


"Sou como a Rocha nua e crua, onde o navio bate e recua na amplidão do espaço a ermo.
Posso cair. Caio!
Mas caio de pé por cima dos meus escombros".
Embora não haja a força motora para manter-me fisicamente ereta, alicerço-me nas asas da CORAGEM, do OTIMISMO e da FÉ.

(Genaura Tormin)